terça-feira, 10 de novembro de 2009

Os Chico-Espertos

Toda a gente já deve estar familiarizada com o termo "chico-esperto", hoje eu decidi apontar um dos elementos dessa "raça" que ajuda o nosso país a andar para trás.
No meu caso particular o que vos vou descrever é um exemplo práctico de "chico-espertisse":
Após o recém falecimento de António Sérgio fui ver na minha "colecção de cd's, se tinha o cd de temas escolhido por ele dedicado ao programa "Som da Frente", encontrei-o. Ao encontra-lo reparei que não tinha o indicativo do programa.
Achei o facto estranho e fui pesquisar na net, aí descobri que o que eu tinha já era o segundo cd, o primeiro é que tinha o tal indicativo feito pelos Xutos & Pontapés para o programa. Pesquisei ainda mais um pouco e descobri que a loja cd.go tinha a primeira edição disponível.
Tratei de me registar e encomendar o dito cd, havia uma garantia de entrega em 48 horas e tudo. No dia em que devia receber a cobrança postal, recebo um mail a informar-me da impossíbilidade de me fornecerem o cd por: "Os artigos abaixo descritos foram retirados da sua encomenda por ter terminado o prazo de pesquisa junto dos nossos fornecedores, ou porque entretanto foram retirados de catálogo."
O artigo era: SOM DA FRENTE 1982-1986 a € 19.95
O bom do João pensou, ok deve ter esgotado, mas como no mail ainda diziam:
"Poderá solicitar novamente os artigos disponíveis para encomenda através de um novo pedido. Insistimos sempre que o desejar para conseguir satisfazer a sua encomenda.•
Esperámos que aceite as nossas sinceras desculpas, aguardando a sua melhor compreensão.•
Com os melhores cumprimentos, "

Ao ler isto decidi ir novamente ao site e eis que descubro que o cd ainda estava em stock mas agora pela módica quantia de €24,75.
Ora amigos, isto é exatamente o que se chama de "Chico-Espertismo", é um ismo que raramente faz com que uma pessoa chegue a algum lado. Pode até num curto prazo funcionar, mas ao fim de um certo tempo, acabam por pagar por isso.
No meu caso particular, como não tenho acesso ao livro de reclamações, decidi expor o caso a público e posso garantir que não volto a comprar nada a estes senhores.
Cheguei a responder ao mail perguntando se não existia o cd ou se apenas não o queriam vender ao preço que estava marcado primeiro, cheguei mesmo a referir que a Fnac (que estes pequenos comerciantes, gostam de apontar como a razão de todos os males da venda de discos em Portugal) respeita sempre os preços acordados e ainda por cima oferece os portes de envio.
A minha missiva nunca mais teve resposta e estes senhores passaram a ter um cliente que deixou de o ser, logo na primeira encomenda. Tudo devido a um caso de "Chico-Espertisse" à portuguesa.

4 comentários:

toze pedro disse...

Esses gajos estão condenados! Devem perder clientes todos os dias. Também tive chatices com eles na minha primeira encomenda online e desisti...
Percebi que a forma com atraem clientes é a seguinte: colocam tudo o que existe no mercado, do pimba ao alternativo (mesmo que esteja completamente esgotado, a editora em questão já não exista, etc, etc) e dizem que têm para entrega ou que entregam em tal data. Mas não passa de um embuste! Depois quando já fizeste o pagamento e já te fartaste de esperar e resolves contactá-los é que começam a enrolar que afinal não estáva em stock...bla bla bla... vão contactar o fornecedor ou a editora para repor... bla bla bla.... e tu esperas e desesperas... e por fim confirma-se o pior... o CD em questão não se arranja em lado nenhum.... a editora tb já não existe..... propôem que troques o teu crédito por outro produto (a devolução do dinheiro foi arrancada à custa de muitos telefonemas) e o CD, pasme-se, a continuar disponível para venda e entrega no catálogo online!

Acho que tiveste uma excelente ideia: a de criar um livro de reclamações para compras online.

dj duck disse...

Amigo João,
Estou surpreendido pois já sou cliente da Jo Jo´s desde os tempos em que eles tinham duas lojas uma no Centro Comercial de Cedofeita e outra em Santa Catarina em frente o Majestic e nunca tive até hoje nenhum problema,por isso mesmo lamento!
Quanto a concertos fui na Terça-Feira vêr os Swell ao Mercedes e foram grandiosos!Ontem assisti a um muito bom concerto dos DM,com o senão de não terem tocado mais músicas do Sounds of Universe.Hoje vou vêr o Reininho e a sua Companhia das Indias a Matosinhos.
Conheces a Louie Louie aqui na Invicta?
Abração
dj duck

Joao Nuno Silva disse...

A nivel de loja nunca falharam agora online ecomo também aconteceu ao tozé, parece que a coisa é recorrente, enfim coisas do capitalismo.
Gostava de ter ido ver os DM, mas tinha algum receio de me desiludir, mas vi Virgem Suta aqui em Aveiro e foi espectacular(hoje ou amanhã ainda coloco aqui as minhas impressões).
Reininho já vi e adorei, vale a pena.
Já ouvi falar da
Louie Louie mas ainda não visitei, qualquer dia vou lá...
Abraço

dj duck disse...

Amigo,
Gostei bastante do Reininho!Quanto aos Virgem Suta já tenho o albúm e é muito bom!Estou à espera deles aqui na Invicta!
Forte Abraço
dj duck