terça-feira, 11 de outubro de 2016

Agenda - Michael Rother no Gnration


Uma lenda-viva no gnration: Michael Rother atua em Braga a 16 de outubro.
Michael Rother, figura incontornável da música alemã, outrora membro dos Kraftwerk e fundador dos lendários NEU! e Harmonia, passará por Braga este mês e não deixará ninguém indiferente.

Antes de se lançar a nove trabalhos a solo, Michael Rother foi membro dos Kraftwerk em 1971 e fundou os lendários grupos NEU! (com Klaus Dinger) e Harmonia (com Hans-Joachim Roedelius e Dieter Moebius, dos Cluster).
Para muitos fãs, músicos e críticos, o guitarrista e multi-instrumentista foi figura-chave na inovadora cena musical que originou na Alemanha no início da década de 70. A música que criou foi inspiração para gerações de músicos – de David Bowie, Brian Eno, Iggy Pop, Devo, Sonic Youth, Stereolab, U2, Radiohead, Primal Scream, adiante.
Desde a reedição dos discos de NEU!, Rother percorre o mundo e colabora com inúmeros músicos, de John Frusciante a FM Eiheit (ex-Einstürzende Neubauten), entre outros. E
m 2010, forma Hallogallo 2010, um supergrupo com o baterista Steve Shelley, dos Sonic Youth, e o baixista Aaron Mullan, dos Tall Firs. Dois anos mais tarde, junta Dieter Moebius (Cluster, Harmonia) e Hans Lampe (La Düsseldorf) para o acompanhar numa tour pela Austrália.
Nos últimos anos dedicou-se às banda-sonoras para cinema nos períodos de intervalo em que não percorria a Europa em tourné. Em palco, nos dias que correm, conta com Hans Lampe na bateria e Franz Bargmann na guitarra. Franz é ex-membro dos Camera, trio kraut-rock que atingiu a popularidade a tocar no metro de Berlim. Membro-fundador dos La Düsseldorf e amigo de longa-data de Rother, Hans Lampe contribuiu para a bateria que do álbum NEU!’75.
No gnration, Michael Rother apresentará temas de NEU!, Harmonia e ainda canções favoritas do seu trabalho a solo.
Michael Rother presents NEU!, Harmonia & Works 16 outubro, domingo Blackbox 18:00

Sem comentários: