quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Iago Fernandez Quartet em Braga - Report


Integrado no Festival de Outono da Universidade do Minho, Iago Fernandez veio a Braga, ao Museu Nogueira da Silva, no passado dia 13 de Outubro, apresentar o seu terceiro disco de originais – Brisa. Já é habitual o museu acolher jazz, do ciclo RUM com Jazz, tendo já um público fiel a este tipo de iniciativas e, apesar da noite Outonal bastante desagradável, a sala ficou muito bem composta.


Iago veio acompanhado de mais três amigos e músicos: Enrique Oliver no saxo tenor, Wilfried Wilde na guitarra e Demian Cabaud no contrabaixo.

Formando assim o quarteto, versão mais reduzida do que em anteriores projectos, onde se fazia acompanhar de mais músicos em palco.
Sendo a formação mais pequena que Iago Fernandez lidera, o concerto decorreu de uma forma mais simpática e intimista, tendo tocado temas originais, que fazem parte deste novo disco lançado no passado mês de Setembro, juntando ao alinhamento mais dois standards.
A sala mais clássica e formal do Museu resulta muito bem para concertos desta natureza, ficando o público e artistas numa convivência bastante próxima, experienciando de uma forma mais intensa o concerto.
Iago Fernandez, está a trilhar o caminho para ser um dos melhores bateristas de jazz da Galiza e mostrou neste concerto um carisma muito peculiar, mais sólido, demonstrando uma maturidade em todo o processo criativo e performativo. Para experienciar ao vivo ou ouvir em casa é um bom antídoto para a pacatez habitual, com que normalmente é rotulado muito no mundo do jazz.

Texto e Fotos de Miguel Estima

Podem ver a foto-reportagem completa na página de facebook deste blog.

Sem comentários: