sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Manuel Gutiérrez Trio – Unexpected Trip

Disco apreciado por Miguel Estima


Nem todas as viagens são esperadas da mesma maneira. Uma viagem surpresa por vezes é uma boa viagem onde a aventura assume um rumo mais ou menos aleatório. Manuel o pianista mais calmo que conheço, aquele que nos brinda com paz a cada acorde do seu piano, surpreende com este disco melódico e muito harmonioso.


Com ele gravou Tom Warburton, o contrabaixista do Kansas, Estados Unidos, mas a residir desde o início do milénio em Barcelona. E nessas viagens a Barcelona do Manuel , foi trocando ideias para este disco gravado no Outono do ano passado, mas que só saiu para o mercado no verão deste ano de 2018. Isto reforça uma velha máxima que um disco tem de levar o seu tempo a sair e a ser apresentado no seu todo ao público.
No disco, Manuel, explora um universo muito próprio, afastando-se de outros registos e criando uma sonoridade delicada a cada momento. A presença do Tom e mesmo do Iago Fernández que o acompanha na bateria dão um corpo a uma matéria já existente e que funciona já por si.
Discos como o do Manuel Gutiérrez, são uma excelente companhia para o tempo que se avizinha. Foi gravado no Outono e talvez seja mesmo o Outono no final da tarde, a altura certa para parar e ouvir relaxado num sofá e apreciar um dos melhores pianistas do jazz galego.

Sem comentários: