segunda-feira, 16 de março de 2009

Auxiliares de Memória III

A primeira vida do "Salsaparrilha" foi em Abrantes na RAL (Rádio Antena Livre) ainda como rádio pirata, ali por volta de 1988/89. Era feito pelo Victor Marques e pelo João Teodoro e eu colaborava com alguns textos, um deles chegou a ser censurado pois os directores da rádio tinham medo de não obter a licença para serem legalizados.
Anos depois fui eu que peguei no nome para fazer este programa com o Suiças, a base era cerca de noventa por cento de música portuguesa, claro. Entrevistas pouco ou nada preparadas, mas divertidas e muita música. Em menos de um ano já tinhamos duas horas de programa e ao fim de um ano e meio acabou, por falta de patrocinadores.
Os pontos altos foram as entrevistas aos grupos que vieram à semana académica nesse ano (93). Conseguimos observar, pessoalmente, que a simpatia do Zé Pedro dos Xutos era absolutamente genuína e nada de fachada, a Xana (Rádio Macau) também é muito boa pessoa e gostei muito de entrevistar o Miguel Angelo (dos Delfins) que provou ser também uma excelente pessoa.
Tenho também de referir que as cassetes onde estas entrevistas foram feitas desapareceram, mas fica para sempre na nossa memória a dificuldade que os artistas tinham em dizer o nosso ID (apresentação do Programa). Nunca me vou esquecer do famoso: Salsaparra, Salsaparri, Salsapaquê??? que um dos artistas disse e antes de por fim dizer Salsaparrilha!
Para lembrar essa época,entre muitos outros, ouvir:
Três Tristes Tigres, Braindead, Tina and The Top Ten (com quem eu embirrava mas o Pedro passava), Reporter Estrábico, Mão Morta, Xutos & Pontapés, Mler If Dada, Pop Del'Arte, Requiem pelos Vivos, Croix Sainte (vinil do "The Life of He"), o início do Pedro Abrunhosa, etc.
Entrevistámos:
Zé Pedro, Xana, Luis Portugal, Miguel Ângelo, Luis Varatojo, Manuel Vieira (antes das duas da manhã) e o Lello Minsk (já de madrugada, quase de manhã no Ti João). Fora da música os presidentes das associações de estudantes de Aveiro, o Gerente do bar da associação que depois da entrevista voltou a trabalhar em fotografia, como era o seu sonho, etc.

Sem comentários: