domingo, 29 de março de 2009

Festival S.I.R.E.N.E.S. II


Já estamos a meio do festival e o Cine Teatro de Estarreja encheu para receber Slimmy e Rita Red Shoes, pareceu-me que mais para ela que para ele.
O concerto de Slimmy foi semelhante ao que já tinha assistido em Ílhavo com a vantagem de ter começado à hora marcada e com muito melhor qualidade de som. Assim consegui perceber o que ele dizia, fica confirmado que a versão que tocaram é mesmo dos Beatles e foi feita para um concerto realizado em França sobre o tema Liverpool, tocaram também uma versão dos portugueses Fingertips, a banda foi muito competente embora me tenha parecido um pouco em “piloto automático”,talvez por o vocalista se encontrar um pouco abalado por ter caído da cama no dia anterior e estar sob o efeito de substâncias químicas contra as dores ou, nas palavras do próprio:"drogado com brufen!", agora que venha o novo álbum e os concertos eléctricos.
Pouco tempo depois começou o concerto mais esperado. O início foi um pouco "à lá Sinatra", com um “boa noite Esposende” que podia ter ofendido mas que, corrigido a tempo, serviu para iniciar uma excelente interacção com o público, por vezes um pouco exagerada, mas no conjunto divertida. Eu, apesar de já ter visto a Rita em concerto na SIC Radical, não conhecia esta faceta tão comunicativa, foi uma surpresa para mim.
Deram um muito bom concerto e com a plateia completamente rendida, deu para ouvir, além de todos os singles do primeiro álbum, uma versão adaptada do “These boots are made for walking”, onde em vez de botas tivemos sapatos (shoes). Também ouvimos alguns relatos sobre a ida ao Festival South By Southwest, onde se deslocou uma autêntica Selecção Nacional ao Texas, por sinal com prestações bem melhores que a de futebol. Desse Festival veio uma harpa eléctrica que a Rita usou pela primeira vez neste concerto para tocar o “Ring Of Fire” que a June, ainda Carter depois Cash, escreveu inspirada no seu amor pelo Johnny.
Em suma, grande prestação ao vivo, a Rita ficou definitivamente no meu top de bandas que vale a pena ver ao vivo.
A organização está de parabéns, falta agora a “prova de fogo” que vai ser ter quatro bandas a tocar no próximo fim-de-semana

Sem comentários: