quarta-feira, 17 de março de 2010

Organizem-se!

Não nos queremos imiscuir na discussão sobre políticas culturais mas ultimamente temos pensado na história da galinha dos ovos de ouro, aquela que conta como a falta de paciência e de tino fez com que a matassem por pensarem que era mais fácil ir directo à barriga em vez de esperarem pelos ovos.
Tudo isto a propósito dos últimos espectáculos culturais que tivemos aqui pela região. Depois de anos e anos em que quase não havia nada e muito menos escolha, de repente a fome deu em fartura e chegamos ao cúmulo de ter três espectáculos musicais e um de teatro de bom nível na mesma noite num raio de 20 km.

Dá vontade de dizer “organizem-se!” como o outro da anedota, é que caso houvesse mais organização e coordenação, principalmente no “eixo” – Estarreja – Ílhavo – Aveiro e poderemos aqui incluir Águeda, embora a programação das sextas culturais, a cargo da D’Orfeu, tenha sido anunciada com bastante antecedência e método (1 concerto por mês, na segunda sexta-feira de cada), ao contrário de outros programas que parecem ter sido feitos com tanta urgência que se sobrepõem ao ponto de “roubar” espectadores uns aos outros ficando poucos a ganhar com tanta sobreposição. Nalguns casos, da mesma autarquia!

Sem querer ter o papel de “grilinho falante” queremos apenas apelar ao bom senso dos programadores da região e pedir que no futuro se coordenem uns com os outros sob a pena de num futuro próximo, em vez de tanta escolha ao ponto de termos de eliminar opções, passemos a não ter escolha nenhuma por se acabarem os apoios com o argumento da falta de espectadores, recentemente aludido na polémica em relação a um suposto “elitismo cultural” do Teatro Aveirense. A “talhe de foice” não é demais lembrar os recentes sucessos de bilheteira que foram o concerto de The Legendary Tiger Man e de Diabo na Cruz, ambos com sala cheia, o que prova que se estará no caminho certo, basta que se dê “tempo ao tempo”.

Mal é quando não se percebe que o entertenimento/cultura está a “concorrer” directamente na carteira dos portugueses com um jantar fora, ou um cinema, ou um livro, ou uma ida ao futebol. Mal é quando não se percebe que o mercado de Estarreja, Águeda, Ílhavo e Aveiro é o mesmo... em termos culturais. As salas de espectáculo distam pouco mais de meia hora umas das outras e por isso, tanto vemos um bom espectáculo em Águeda ou Ílhavo. Onde ele estiver...
Não é demais alertar que o número de habitantes e o seu poder de compra não permite salas cheias em tantos espectáculos em simultâneo.
Por favor não matem a galinha!

João Nuno Silva
A certeza da música

João Oliveira
Notas de Aveiro

Post conjunto dos dois Blogues

Sem comentários: