domingo, 21 de março de 2010

Rock VFR 2010 - João Coração


A chuva que se fez sentir em demasia na noite de sexta-feira, não me impediu de deslocar ao Cine-Teatro António Lamoso em Santa Maria da Feira, para poder ver assistir a uma boa noite de música, ainda por cima com o atractivo de ter entrada gratuita, é bom que, em tempos de crise, ainda se consiga ter acesso a bens culturais sem dispender de muito dinheiro.

Eu há cerca de um ano atrás vi João Coração no Cine Teatro de Estarreja num registo acústico e já tinha ficado interessado na sua música, agora que assisti à sua actuação como banda completa fiquei convencido. A música do João, quando rodeado de bons músicos, engrandece e fica ainda mais interessante.
Não é uma música que cative logo fãs à primeira audição, mas com a continuação fica-se a gostar cada vez mais.
Não é nada de imediato, mas é muito divertido e dá gosto ver a construção de frases que vão do dito popular até à adaptação de letras de Talking Heads, a evoluir em canções aparentemente simples, mas na realidade já bastante elaboradas e bonitas.
João Coração apresenta uma música que vai crescendo dentro de nós e que só ouvindo calmamente e com tempo é que se vai descobrindo totalmente.
Neste concerto gostei particularmente da honestidade e humildade com que as canções foram sendo mostradas. A abertura foi feita com o tema "José e Maria" que tal como ele disse era apropriado para ouvir em Dia do Pai.
Pouco depois de ter começado a tocar, um movimento mais brusco fez com que as folhas com as letras organizadas pela ordem do alinhamento, caíssem no chão, mas isso só serviu para que João mostrasse o seu lado "desenrascado" e comunicativo que cativou logo o público presente.
Valeu a pena quase não ter jantado para chegar a tempo de ver a sua actuação.
O alinhamento do concerto foi:
José e Maria
Meias Vermelhas
Agarra em Mim
Cadeiras Ocidentais
Canção Para Ficar
Tentação
Dobra
Passo a Passo
Muda que Muda

E ao som do já conhecido refrão: "Vou a caminho do nada, venham comigo..." terminou um belo concerto em noite de chuva.
Para conhecerem melhor a sua música visitem o myspace e façam o download gratuito dos dois "lados b" disponíveis.

Sem comentários: