quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Carvalhesa

Sim é uma festa partidária, mas já se realiza há mais de trinta anos e sempre teve uma importância enorme na divulgação cultural.
Antes de haver Festivais como os conhecemos hoje, era esta festa o único local que garantia palco aos projectos portugueses, mais ou menos conhecidos e de todos os quadrantes musicais.
Este ano comemoravam-se os 25 Anos de uma música que já faz parte do DNA da Festa, a "Carvalhesa", música tradicional que tem a sua história contada aqui.
Eu só posso dizer que em todas as Festas, Festivais, Concertos e afins, nunca vim nada assim. Para ilustrar eu costumo falar sobre o dia em que vi uma senhora já de idade avançada, a partilhar uma sombra com um punk a sério, com crista e tudo, dizendo ao rapaz para se abrigar e proteger do sol, não deve haver muitos sítios onde isto possa acontecer.
Talvez o mais parecido com o ambiente do Avante, tenha sido agora o que tive o prazer se assistir ao Bons Sons.
Tive muita pena de não poder ir este ano a esta festa pois, como se diz, "Não Há Festa Como Esta!".
Aqui fica o video do encerramento da Festa com a reacção popular que a "Carvalhesa", cada vez que é tocada origina (e são pelo menos, duas vezes por dia).
A mim dão-me arrepios de emoção, cada vez que vejo estas imagens, só quem nunca viu esta festa é que pode ficar indiferente.

1 comentário:

Unknown disse...

Falar de Arrepios, só sabe quem sente, ouvir esta música e tremer.
25 de Abril Sempre. Estive lá, este ano não deu para o encerramento, foi só um cheirinho da festa.
Para o ano lá estarei novamente.
Pedro Amaro