quarta-feira, 6 de março de 2019

Eduardo Cardinho - "In Search of Light"



Disco apreciado por Miguel Estima



Ainda não tive o privilégio de assistir a uma actuação ao vivo do jovem Cardinho e falha minha, eu sei. Já tinha ficado empolgado quando o lançamento do primeiro disco “Black Hole”, de 2016 e lançado pela Carimbo (a editora da Porta Jazz). Agora a fasquia estava muito mais alta, já que este disco resulta da estadia do vibrafonista em Amesterdão.
“ In Search of Light”, que foi gravado em Julho de 2018 com a colaboração do saxofonista de renome mundial Ben Van Gelder, do virtuoso acordeonista João Barradas e de uma sólida secção rítmica com Bruno Pedroso na bateria e André Rosinha no contrabaixo, contando ainda com um quarteto de cordas em alguns dos temas que fazem parte deste disco.
Existe todo um lado magnético que proporciona o som do vibrafone, que aqui é dado o seu destaque com a devida cautela, sendo de notar um lado mais estético de uma mistura, sem que o virtuoso de um, seja o destaque de todo um colectivo. Por vezes não resulta, mas aqui Cardinho conseguiu que o frio de Amesterdão, fizesse o seu trabalho no colectivo, dando espaço a todos para um grande disco de jazz, daqueles que dá um especial prazer em ouvir, num belo sofá junto a uma lareira.

Sem comentários: