quinta-feira, 14 de março de 2019

Pedro Viana – Ainda Sonho Com Este Som


Disco apreciado por Miguel Estima

Foi neste inverno cinzento, que Pedro Viana gravou o primeiro disco a solo. Aquele que dá mais gosto de criar, por ser o primeiro e por ter o mais genuíno dos sons. Apesar do Pedro ter feito parte dos Mandrágora e mais recentemente pelos aCordaPele foi tempo de criar de raiz este álbum a solo e com a produção e colaboração num dos temas de Nuno Silva. 


Marcado pelo tradicional e pela raiz, com fortes influências do Carlos Paredes e de PC Cabral, é muito sensorial como de um sonhar acordado, sentir o cheiro a terra molha, essa nossa terra, seja em que região for. Sabendo das múltiplas influências contemporâneas que foi assumindo ao longo do disco, é na base do folk, utilizando a viola braguesa, violão e sanfona que assenta a sonoridade do tradicional do disco.
Uma dúzia de temas que o Pedro criou para este belíssimo trabalho que agora apresenta, não descuidando as raízes do tradicional e do folk, aquele que hoje em dia é difícil de encontrar, como diz uma amiga minha galega “a gente da nossa idade não ouve destas coisas”. Mas estou cada vez mais convicto que vamos valorizar ainda mais quem pesquisa, e cria na base do que fizeram os nossos antepassados. 
É um belíssimo disco para ouvir repetidamente, seja com um cheirinho de terra molhada ou mesmo numa noite de verão, tendo claro um braseiro por perto para aquecer ainda mais a nossa alma e coração.

Sem comentários: