terça-feira, 9 de março de 2010

Em Português? Não Gosto!

Já ando há algum tempo para falar deste homem, Lenine - O Cantor, a principal razão é porque adoro a maneira como ele escreve em português.
Às vezes até me dá vontade de rir quando ouço bandas portuguesas a dizer: "ah e tal é dificil escrever em português, a lingua portuguesa não é muito musical, e por aí fora..."
Se os vários grupos portugueses que sabem escrever bem na nossa língua não chegassem como referência, podiamos sempre recorrer a vários exemplos de músicos brasileiros, entre os quais está Lenine, que se for preciso até inventam palavras para "encaixar" na música. O que me aborrece são estas desculpas que alguns vão usando.
Não quero deixar a ideia no ar de que eu não gosto de grupos portugueses a cantar em inglês, é claro que gosto, a provar isso basta que vejam a quantidade deles que já referi aqui e sempre com agrado.
Como é evidente, há músicas que ficam bem é em inglês e noutra língua nunca iriam ficar bem, mas também há muitos grupos que apenas andam atrás de modas de cantar em inglês - muitas vezes com uma pronúncia atroz - por ser mais "fácil", pena é que não comuniquem com grupos de qualidade que cantam em Inglês para que eles lhes expliquem que esse caminho é tudo menos fácil.
Mas voltando ao Lenine, eu quero hoje é lembrar este disco já de 2008, de nome "Labiata" que está ao nível do que ele nos habituou, ou seja, muito bom.

Para ilustrar deixo aqui dois temas que abrem o disco e que são fantásticos ( Ouçam as duas canções com atenção e digam lá se tenho ou não razão).


4 comentários:

dj duck disse...

A mim é indiferente a lingua em que uma banda ou alguem a solo canta.
Abraço
dj duck

Joao Nuno Silva disse...

A mim também, o que me chateia é os que escolhem o inglês só por ser mais fácil, pois as vendas no exterior são zero.

dj duck disse...

Amigo,
Nem sempre cantar em inglês é o caminho mais fácil para o sucesso,infelizmente quando as ideias faltam vão por esse caminho.
Abraço
dj duck

dj duck disse...

Já agora,o Lenine é um génio!
Abraço
dj duck