segunda-feira, 6 de abril de 2009

Festival S.I.R.E.N.E.S. VI

Com, infelizmente, bastante menos gente que na semana passada a segunda parte do S.I.R.E.N.E.S. contou com a participação de João Coração, Mazgani, Old Jerusalem e os Bunnyranch.

A abertura foi feita com a actuação do João Coração, com uma barba mais republicana, onde pudemos ouvir já alguns temas do próximo disco. Esta actuação surpreendeu e a princípio estranha-se mas depois entranha-se. Começou com o João sozinho onde, entre outras cantou sobre um amor impossível pela Sofia Coppola, nos dois últimos temas, já com a preciosa ajuda do Coelho Radioactivo e do Cão da Morte, fomos brindados com uma excelente versão de “Road to nowhere” dos Talking Heads, aqui sobre a forma de “vou a caminho do nada, venham comigo”, um bom final para um concerto que merecia um pouco de mais tempo, espero ver mais actuações deste projecto que me divertiu e de que gostei bastante.

Seguiu-se Mazgani primeiro a solo, tal como tinha já visto no Teatro Aveirense, a tocar “duas canções tristes” e depois já com a participação de Pedro Gonçalves, baixista dos Dead Combo e produtor e músico do próximo disco de Mazgani. Foram então apresentados cerca de três temas novos, que mostram o caminho para o novo disco, a sair em breve, e que pela amostra parece muito prometedor. A actuação foi muito bem disposta e muito “à vontade” em género de ensaio com público, formato que me agradou bastante e que permite desanuviar da “invernosa” temática das canções. Depois desta amostra parece-me que vou ter de comprar o novo disco também.

Já o Old Jerusalem aborreceu-me bastante e fez-me sair após quatro temas. Era para ter sido um concerto em formato de banda, mas devido a um problema com o baterista, isso não foi possível, ficando assim apenas o cantor e o seu baixista a apresentar os temas do novo disco que sai amanhã. Eu não gostei nada, mas acredito que haja quem ainda ache piada ao grupo.




Por fim veio a festa, com o Kaló como mestre-de-cerimónias, chegou a actuação transpirada e enérgica dos Bunnyranch. Apesar de a banda não gostar de estar com o público sentado e distante, a actuação foi muito boa e conseguiu puxar pelos presentes, Rock’N’Roll do bom e um ritmo quase imparável, é uma banda que quero ver mais vezes e em palcos mais “roqueiros”, “Can’t Stop The Ranch!!!”.
O festival fechou com uma animação de DJ’s no Bar do Teatro, onde foi possível algum convívio com os artistas que tinham estado a actuar.
Em resumo, a organização está de parabéns, espero que venham mais edições e que estas tragam mais Bandas a cantar em português. Da minha parte aconselho para edições futuras os “Mundo Cão”, os “Peixe Avião”, os “Doismileoito” e até os “Feromona”, projectos que gostaria de ver ao vivo neste Teatro. Não deixa de ser curioso que no total do festival só ouvimos falar português no intervalo dos temas e na actuação do João Coração que, também curiosamente, acaba a tocar um tema de um grupo americano, totalmente dobrado para português, ironias…
As fotos são do Hugo Maia, a quem eu quero agradecer a ajuda.

1 comentário:

Margarida Girão disse...

Passei pelo Joãozito Coração no bailarico de Alfama. Ele mandou-te cumprimentos.