quarta-feira, 15 de abril de 2009

Galiza I

Devíamos andar pelo ano de 1987 ou 1988 quando tive o primeiro contacto com a música Galega, claro que, como todo o mundo, já tinha ouvido o “No me hables” do Juan Pardo, mas esse eu nem sabia que era Galego, o primeiro tema galego que ouvi mesmo, em plena Discoteca Jet Bee em Abrantes, foi o “Fai Un Sol De Carallo” do grupos “Os Resentidos”. Aquilo tinha algo de interessante e novo, a gaita dava-lhe um toque rústico. Além disso, poder berrar “Fai un sol de caralho!” em plenos pulmões, no meio de uma pista de dança, no mínimo era divertido, não percebia muito da letra mas lá que era “radical “, era.
Agora, ao observar o vídeo, vejo a crítica social que este tema trazia, principalmente na Galiza daquela altura. Este tema, por vezes, parece ainda alguma actualidade, ainda por cima depois de ter sido feita uma versão de dança, há cerca de dois anos atrás, que a mim já não me agradou tanto, prefiro o original que me deu a conhecer sonoridades diferentes e que me mostrou a existência da Galiza pela primeira vez.


Por causa deste post e da pesquisa que fiz de videos, acabo de descobrir este video, também muito interessante, e que mostra uma faceta ainda mais interventiva deste grupo e que eu não conhecia. Fica também o tema "Rockin' Chair", que ouvi hoje pela primeira vez, e que mostra um pouco mais deste grupo que afinal não tinha só um single.

2 comentários:

Compostela dailyphoto disse...

A voz, Anton Reixa, é director de cinema, escritor e pessoa polifacetica e conflituoso.
Até há uns meses escrevia no jornal espanhol "El País" e obrigava-no a escrever em espanhol na edição galega. Agora escreve em galego no "Xornal de Galicia" e deixou o espanhol atrás.

dj duck disse...

Vi-os no Pavilhão da Cruz Vermelha,numa Queima das Fitas e a fazer a 1ªparte dos Xutos com os não menos fabulosos Siniestro Total
Abraço
dj duck