quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Concerto Mais Rápido (ou Mais Curto) Da Minha Vida

Assisti ao concerto mais rápido ou mais curto da minha vida por volta de Janeiro/Fevereiro de 1993, foi no antigo Pavilhão das Feiras em Aveiro, era Gilberto Madaíl governador civil de Aveiro e tinha plenos poderes sobre os horários de todos os eventos da região. Nessa altura, a bem dos “bons costumes”, tinha sido decidido que os concertos tinham de acabar, no máximo, à meia-noite, devia ser à hora a que as “pessoas de bem” iam para casa. Isto foi também na época das lutas estudantis contra as Propinas e em qualquer ajuntamento não se livrava de umas perguntinhas pela Polícia da cidade.
Ora eu, o Pedro e a Susana decidimos ir ver os Ex-Votos, a tocar num concerto de beneficência para ajudar os Bombeiros, ainda encontrámos o Vasco e o público devia ter mais cinco ou seis pessoas e uma dúzia de elementos da organização. O concerto estava marcado para uma sexta feira às dez da noite, nós chegamos a horas mas a banda, devido ao trânsito que se fazia à saída de Lisboa, não conseguiu, o último elemento da banda deve ter chegado por volta das onze e meia.
A banda tinha sido informada da hora a que devia terminar, aquilo foi afinar minimamente os instrumentos, ligar cabos e começar a tocar, coisa punk, começaram praticamente à hora a que deviam terminar, então, já com polícia à porta diz o Zé Leonel:”pessoal só temos dez minutos para tocar, o que é que vocês querem ouvir?”, a malta pediu e eles lá tocaram cerca de quatro temas de rajada. Foi provavelmente o concerto mais rápido e mais intenso a que assisti até hoje. O melhor foi ainda o final em que acabámos todos sentados numa rodinha a falar com o Zé e a Maria João, enquanto o resto do pessoal desmontava o material de palco, nessa conversa deu para confirmar histórias que vinham no livro dos Xutos (“Conta-me Histórias” da Assírio e Alvim), falámos do famoso concerto do Tramagal, que eu tinha assistido e do qual ele ainda se lembrava e ainda lhe perguntei porque é que não editavam pela El Tatu do Tim, já que eles tinham material suficiente para fazer um álbum e a editora do Tim estava a começar, ao que ele respondeu que só lançaria o disco pela editora do amigo, se tivesse a certeza que não o faria perder dinheiro.
O que é certo é que o disco acabou por sair um ano depois pela El Tatu e creio que ainda teve algum sucesso, principalmente com o tema “Subtilezas Porno Populares”.

Sem comentários: