segunda-feira, 15 de junho de 2009

António Variações 25 Anos Depois

No passado dia treze de Junho comemorou-se o desaparecimento do grande António Variações um homem cuja música esteve sempre à frente do seu tempo.
Eu devia ter onze anos quando tive o prazer de o ver a actuar ao vivo, foi nas festas da Arrifana, perto do Rossio ao Sul do Tejo, em Playback instrumental, mas com a sua voz bem ao vivo. Lembro-me de o recinto estar cheio de gente curiosa para ver aquele artista com aspecto de "extraterrestre", lembro-me do concerto ter iniciado timidamente, mas de rematar já com o António a dançar no meio do público e a por toda a gente ao rubro. Lembro-me de o meu vizinho do lado, o João, que também foi ver o concerto com os meus pais, vir para casa já com o casaco vestido só num braço a tentar imitar o visual do António, naquela noite marcante. Lembro-me de passado um ano tomar conhecimento da morte deste grande cantor que tanto trouxe para a música portuguesa. Eu ainda era muito novo mas fiquei, desde a primeira vez que o vi no "Passeio dos Alegres", para sempre admirador da sua obra.
Recentemente o disco dos Humanos provou o quão à frente estava o António e a música por ele imaginada.
Aqui fica a vida dele em documentário:












Fica também o tema tocado pelos Humanos que mostra a força das Palavras do António Variações.

1 comentário:

dj duck disse...

UMA PESSOA EXCELENTE QUE CONHECI EM CALDELAS AJUDAR A IRMÃ A VENDER LIMÕES.VI-O AO VIVO NO PASSEIO DOS ALEGRES NO ESTÁDIO DO BESSA.
ABRAÇO
DJ DUCK