segunda-feira, 8 de junho de 2009

Músicos Que Prevêm o Futuro III

Se existe algum músico a quem se pode atribuir a capacidade de adivinhar o futuro, esse homem é Matt Johnson com os seus The The. Este, muito marcante disco, "Infected" de 1986, focava uma série de problemas actuais, entre eles o aparecimento da Sida, as ligações políticas entre a Inglaterra e os Estados Unidos e até o relacionamento destes com o Mundo Árabe.
Fazer, com três meses de antecedência, uma canção, "Sweet Bird of Truth", que conta a história de um piloto americano que após a queda do seu avião é confrontado com o resultado do bombardeamento onde ele participou, e fazer o lançamento desse single a poucos dias de um bombardeamento feito pelas forças americanas à Líbia, dá-lhe um estatuto de quase profeta. Na época Matt, ao ser questionado sobre esse dom, terá respondido que era um mero observador da actualidade e que assim acabava por ser fácil antever o que poderia acontecer.
Fica aqui o referido video


Ao Matt e aos The The regressarei mais vezes, até porque é uma das minhas bandas preferidas de sempre.

2 comentários:

dj duck disse...

Vi-os no mitico Pavilhão das Antas com o Johnny Marr na formação e no Festival de Paredes de Coura.
Abraço
dj duck

Joao Nuno Silva disse...

Esse primeiro concerto ainda me está "atravessado", mas nesse ano só houve dinheiro para outro concerto muito especial, do qual vou falar em breve.
Já da segunda vez eu não perdi,fiquei o concerto todo lá na frente e também tenho coisas para contar em breve.