terça-feira, 2 de junho de 2009

Xutos & Pontapés - Ílhavo II

Depois de ter desabafado, aqui ficam as duas fotos que ficaram melhorzinhas e que consegui tirar com máquina emprestada e muito às escondidas. Considerem esta minha desobediência uma espécie de "Fight The Power!", Creio que a maioria dos membros da banda, senão todos ficariam muito contentes com a minha não Submissão. As meninas se quiserem que venham agora apagá-las ao meu computador.

Agora o concerto própriamente dito, pode uma banda com trinta anos de carreira, da qual já perdeste a conta aos concertos visionados, ainda surpreender? PODE!
Que concertão, ainda por cima pude vê-los da primeira fila, é claro que quem gosta de Xutos desconfia logo destas coisas dos "acústicos". Deviam saber que no dicionário de Xutos a palavra acústico está mais relacionada com tocar sentado, o mais chato é para nós fãs que temos de ver sentados e nem sequer dá para um mochezinho. é quase uma tortura. Mesmo assim fartei-me de bater o pé.
E o que dizer da banda, para surpresa de alguns, neste formato a presença de um baixista é inevitável, dado que o Tim fica entregue, em grande parte do concerto, à viola de caixa. E claro nada melhor do que contratar um, entre outras coisas, excelente baixista Pedro Gonçalves, sim sim esse mesmo, o dos Dead Combo e também produtor do novo disco quase a sair do Mazgani.
E depois a receita é muito simples simpatia e humildade por parte de toda a banda, as canções fazem o resto.
Se dúvidas houvesse, os nossos Xutos estão bem e recomendam-se, que bom foi ver as brincadeiras cúmplices do Tim e do Cabeleira com o Kalú, a maneira como este tratou de enturmar o Pedro com o resto do "gang" sempre a dar-lhe apoio e a cumprimenter após cada tema mais difícil.
Os Xutos não sabem dar maus concertos, mesmo quando acontece algum percalço no portátil do Gui, ou um pedal do Cabeleira se desliga, a malta está em família, é claro que se tocassem mal o público podia não gostar, mas toda a gente estava ali absolutamente rendida e apenas a disfrutar de um bom momento. E é sempre bonito ver o piscar de olho do Zé Pedro após uma brincadeira com o Kalú que é sempre a principal "vítima" (também se põe a jeito, eheheh!).
O alinhamento está aqui para todos e foi conseguido graças a um dos técnicos de som, pois se andava por lá um "menino", como se diz em Ílhavo, que não me queria deixar chegar ao palco depois de acabado o concerto, um grande obrigado ao técnico que me ajudou.
Quero, por fim destacar a excelente versão mais acelerada do tema "Doçuras", o "Estupidez" e o "Dantes" que iniciou o encore e que eu adorei.
Só tenho pena que continuem a tocar a "Casinha", eu sei que o povo gosta, mas para mim é mesmo o tema mais fraquinho de todo o reportório.
Mas pronto "Xutos é Xutos!" e espero vir contar aqui todas as peripécias do concerto dos Trinta Anos no Restelo, aí de certeza que posso transmitir algum tema por telemóvel a algum amigo que não possa vir comigo.

7 comentários:

pedro suissas disse...

Fotos proibidas publicadas? O que é isto?
Meninas de Ílhavo, se quiserem saber onde o gaijo mora eu sei...
Não sou é bufo de graça!!!!
Beijinhos para elas que são uns amores (pode ser que venha um ticket...)
Pedro Suissas
Aveiro

Unknown disse...

Eu sei que são os amores, não precisam é de levar à letra tudo o que vem nos contratos com as bandas...

pedro suissas disse...

É lá, afirmação grave!!
"tudo o que vem nos contratos das bandas"? Então as famosas meninas apenas fazem o trabalho que lhes é pedido... A banda é que é uma vendida!! Também uns tipos que tem carradas de boas e excelentes músicas, acabarem o concerto com a "Casinha" é mesmo procurar o mais fácil e mais óbvio!!! E fala um fã que nos oitenta fazia pins que poucos percebiam de quem eram!
Pedro Suissas

dj duck disse...

Fabuloso tocarem o Negras Noites.

Joao Nuno Silva disse...

Sim esqueci-me de mencionar essa, pareceu que essa diz qualquer coisa ao Zé Pedro, pela forma como ele reagiu, mas pode ser impressão minha!

Joao Nuno Silva disse...

Pedro Ribeiro:
Apesar de eu detestar a Casinha, não considero que eles sejam uns vendidos. Acredita que a esmagadora maioria das pessoas adorou ouvir esse tema.Tocarem esse tema não me faz deixar de gostar de uma banda!

dj duck disse...

Se não estou enganado têm algo a vêr com os problemas vividos pelo Zé Pedro.